terça-feira, 18 de agosto de 2009

Manuais: Como fazer uma redação

Escrever, ainda mais em português, em minha opinião a língua mais difícil (e fascinante) do mundo, pode parecer fácil para uns e um pesadelo para outros. Visando que a redação é geralmente a matéria de mais peso em concursos, exibirei alguns macetes, para aperfeiçoar a escrita:

  1. Leia. Ler é de suma importância. Adquira gosto por livros, ou então, nunca escreverá direito. A leitura, além de ampliar o vocabulário, traz Cultura para a pessoa.
  2. Assista jornais e fique atento para o que está ocorrendo. Como você vai dissertar sobre um tema se você não tem conhecimento sobre ele?
  3. Treine a Caligrafia. Muita gente menospreza o poder que a caligrafia tem. Ela pode reprovar ou aprovar alguém. Se sua letra não for ao menos legível, o professor não vai ter nem o trabalho de ler sua redação. É 0.
  4. Ouça Música. É provado cientificamente que música clássica (com destaque no compositor J.S. Bach) , ajuda a concentração e melhora o desempenho.
  5. Aprenda palavras novas. O Vocabulário mostra o quanto de conhecimento você possui. Trago aqui um teste rápido de vocabulário, para auto-avaliação do dicionário cerebral:


TESTE DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS


Auto-Imagem. Cada um de nós pensa que sabe muito. É sempre bom confiar desconfiando de nossa auto-imagem.

Dicionário. Eis 30 exemplos de palavras dicionarizadas para o seu teste de conhecimentos gerais na qualidade de escritor.


Acatisia

Ácrata

Almorreimas

Aticismo

Cabilda

Candonga

Chila

Colemia

Escalabitano

Esplênio

Furcífero

Gálata

Gila

Hipsofobia

Hipurgia

Irredentismo

Lampinho

Laudel

Leptoprosopopia

Leptotiflopídeo

Marimonda

Mélroa

Mesoprosópio

Muxinga

Pireliômetro

Platicúrtico

Prônubo

Saguate

Serigaria

Terríssono

Teste. Quais destas palavras você sabe, de fato, o significado?


(Trecho retirado do Livro: Manual de Redação da Conscienciologia, de Waldo Vieira; Página 197;CEAEC editora)



2 comentários:

AG disse...

Tava precisando mesmo de um manual de resenha

Ellen Nogueira disse...

Dalhe toni agusto!! Meus parabéns o blog está super organizado, muito bem feito... hum... num deixa de ser nerd nunca é?